Saudações leitores!
Pensando por um tempo a respeito das opiniões políticas, discuti sobre o tema com muitos amigos e conhecidos e, como todos já sabem, se trata de um assunto muito pessoal, onde as convicções raramente mudam. Qual a razão disso?
Analizando vejo que desde a infância, pelo menos no meu caso, ouço todos falarem algo do tipo "político é tudo ladrão", "nenhum presta", "não vai mudar em nada", "um é pior do que o outro", "o único presidente que não roubou no cargo foi Tancredo, pois morreu antes de entrar.." e a lista continua.
Mais tarde conversando com amigos a respeito do tema foi dito:
"Mas a democracia é uma utopia! É estranho falar de democracia sendo o voto OBRIGATÓRIO e a gente ter que escolher UM presidente para respeitar a opinião de MILHÕES de pessoas!"
Agora, no primeiro turno tivemos 12 candidatos. Sim, isso mesmo! Ei-los:
Américo de Souza (PSL) Número 17
Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.
site: http://www.pslnacional.org.br/
Dilma Rousseff (PT) Número 13
É natural de Belo Horizonte. Formada em Economia, foi secretária estadual de Minas, Energia e Comunicação no Rio Grande do Sul. No governo Lula, foi ministra de Minas e Energia e depois ministra-chefe da Casa Civil.
site: http://www.dilmanaweb.com.br/
Ivan Pinheiro (PCB) Número 21
Advogado, é secretário geral do PCB. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro. Já se candidatou a deputado federal e a vereador. Também já disputou a Prefeitura do Rio de Janeiro.
http://www.pcb.org.br/
José Maria Eymael (PSDC) Número 27
Nasceu em Porto Alegre, é formado em direito, com especialização na área tributária, e em filosofia pela PUC-RS. Há mais de 30 anos atua como empresário nas áreas marketing e comunicação. Ex-deputado federal, já disputou a Presidência duas vezes.
site: http://www.psdcbrasil.org.br/
José Serra (PSDB) Número 45
Ex-governador de São Paulo, já foi deputado federal, senador e ministro da Saúde e do Planejamento. Tem formação superior em Economia, concluída no Chile, e em Engenharia, pela Universidade de São Paulo.
site: http://www.serraescreve.blogspot.com
Levy Fidélix (PRTB) Número 28
Atuou como apresentador de TV, diretor de criação em agências de publicidade e professor. Foi um dos fundadores do PL e esteve no PTR. Já disputou eleições para presidente da República, prefeito de SP, governador, vereador e deputado federal.
site http://www.prtb.org.br/
Marina Silva (PV) Número 42
Nasceu no Acre, onde formou-se em história. Foi vereadora em Rio Branco, deputada estadual e senadora. Atuou no governo Lula como ministra do Meio Ambiente, de 2003 a maio de 2008. Participou da fundação do PT, do qual se desfiliou em 2009.
Site: http://www.minhamarina.org.br/
Mário de Oliveira (PTdoB) Número 70
Nasceu em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. É graduado em engenharia mecânica pela Unesp, bacharel em Direito pela PUC-SP e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP.
site: http://www.mariooliveira.com.br/
Oscar Silva (PHS) Número 31
Maranhense, vive atualmente em Brasília. É advogado e secretário geral nacional do PHS. Entrou para a política no PMDB. Está filiado há cinco anos ao PHS. Já disputou duas eleições para deputado.
site: http://www.oscarsilva2010.com.br/
Plínio Sampaio (Psol) Número 50
Promotor público aposentado, é mestre em desenvolvimento econômico internacional pela Universidade de Cornell (EUA). Tem atuação junto à Igreja Católica. É presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária.
http://pliniopresidente.com/
Rui Pimenta (PCO) Número 29
Formado em jornalismo, participou da fundação do PT, com atuação em SP e no ABC. Na década de 80, atuou no sindicalismo. Após ajudar a fundar o PCO em 1996, foi candidato a vereador, a deputado federal e a prefeito de São Paulo.
site: http://www.pco.org.br/ruicostapimenta/
Zé Maria (PSTU) Número 16
Metalúgico, participou dos movimentos sindicais no ABC na década de 1970. Foi um dos fundadores do PT, do qual saiu nos anos 90. É um dos fundadores e atual presidente nacional do PSTU. Integra a Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).
Pensando nesse ponto a gente até entende, e tenta se explicar, mas creio que seja justamente ai que está o X da questão, a gente QUER a utopia, logo tentemos chegar o mais próximo disso com os nossos votos, porém não aprendemos muito sobre votar, só aprendemos no ano de eleição que devemos ver as propostas que mais vão de encontro com as nossas necessidades... ¬¬'
...
Ok, um garotão de 16 anos tira seu título de eleitor, estudando ainda, pobre, alguém doente na família, coloquemos a escola pública para análise primeiro, onde muitos ainda são empurrados até o fim do curso sem nem saber ler. Quais seriam as necessidades desse menino? Estudo, primeiramente? Comida? Saúde? Quais as noções que foram passadas a ele de economia, sociedade e suas vontades e espectativas de melhorar de vida até os seus 16 anos?
A única coisa que tenho certeza que ele já ouviu foi - TODO POLÍTICO É DESONESTO.
Mas mesmo assim, ainda vejo que grande parte dos militantes dos partidos políticos mais fortes são compostas justamente dessas pessoas, por que será que isso ocorre?
A gente costuma passar a escolher por afinidade os candidatos, não pelo seu preparo e qualificações, quer um exemplo? Não sou partidário de nenhum desses políticos, mas pela pequena parcela do curriculo o que mais me chamou atenção foi esse aqui:
Américo de Souza: Bacharel em direito, ciências econômicas, administração, ciências contábeis e pós-graduado em engenharia administrativo-econômica. É ex-deputado federal e ex-senador pelo Maranhão. Em 2006, foi candidato a vice-presidente.
O candidato tem quatro diplomas de graduação, todas voltadas a economia, administração e direito; 1 de pós-graduação, já foi Deputado Federal e Senador pelo Maranhão e candidato a Vice-Presidente em 2006. Logo se vê que se trata de um candidato muito bem preparado para reger nosso país, mas alguém ouviu falar o nome dele durante as eleições?
Parece estranho? Concordo! E a pouco tempo, em minhas pesquisas curiosas pela internet vi um artigo que me chamou muito a atenção e que fiquei abismado, Ruy Barbosa de Oliveira foi um jurista, político, diplomata, lobista, escritor, filólogo, tradutor e orador brasileiro, formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Foi deputado, senador, ministro e candidato à Presidência da República em duas ocasiões, tendo realizado pioneiras campanhas. Participou da Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República e da Campanha Civilista. Orador e estudioso da língua portuguesa, foi nomeado presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Foi representante do Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia e, já no final de sua vida, foi nomeado Juiz da Corte Internacional de Haia, um cargo de enorme prestígio. Claro, um homem desse nível logicamente foi nosso Presidente... NÃO! Ele NÃO foi eleito!
Tudo bem, na época da campanha ele poderia até não ter TODAS essas qualificações, mas com certeza tinha muitas delas. Agora me pergunto, o que realmente se precisa ter para chegar a Presidência de um país a nível continental como o nosso? Um bom currículo ou uma boa propaganda?
Acho que vou ter que perguntar ao Tiririca...
Escritor do HáDiversidades.
Fontes:
G1.com - Conheça todos os pré-candidatos à Presidência da República
Wikipédia - Wikipédia - Sobre Rui Barbosa
Assunto diferente para PESSOAS. Saudações! O HáDiversidades tem o prazer de lhe dar as boas vindas.
Política, qual a razão disso?
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Postado por HáDiversidades - Assuntos diferentes para pessoas às 10/13/2010 02:34:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário